Material Contextualizado

As coleções didáticas destinam-se aos ciclos da Ensinos Infantil, do Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais e Médio. Elaboradas nos termos da Lei de Diretrizes e Bases, atende às orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na BNCC e se organiza em módulos, o que facilita a divisão dos assuntos nas aulas, a execução e o acompanhamento do plano de curso anual. Dois grandes diferenciais são a constante atualização e a abordagem amplamente contextualizada, que procura responder a perguntas do tipo “Por que estou aprendendo isso?” e “Qual é a utilidade disso na minha vida?”.

Teatro

Embora todos saibamos a importância da contextualização do ensino nos dias de hoje, vincular o conteúdo a aplicações e referências na vida do aluno não é tarefa fácil. Por isso, muitos livros didáticos e professores acabam por não contextualizar, ou por fazê-lo apenas nos exercícios.

Para resolver esse problema e atender à demanda de alunos e professores, a Eleva desenvolveu uma metodologia própria de contextualização. Os módulos das coleções se dividem de forma a maximizar o aprendizado, conectando-o com a realidade nas seguintes partes:

Textos Motivadores

Cada módulo inicia-se com uma pergunta motivadora, que pretende despertar o interesse dos alunos, levando-os a querer saber mais. Essa pergunta é respondida com uma referência à realidade, ou seja, uma aplicação que se relaciona com o cotidiano do aluno, e, por fim, estabelece-se uma conexão com a teoria, isto é, uma explicação de como o conteúdo teórico ajudará a unir a pergunta e a referência.

Conteúdo teórico e boxes

A parte teórica do material apresenta a teoria de forma bem elaborada, a fim de fornecer uma base sólida de conhecimento aos alunos. Para permitir que o aluno entenda a fundo cada conteúdo e consiga utilizá-lo em situações novas, é de fundamental importância que haja uma etapa teórica com abstração e internalização dos conceitos principais. Para completar a abordagem, o conteúdo teórico é permeado por boxes de três tipos: interdisciplinando, contextualizando e aprofundando. As habilidades socioemocionais também aparecem com o box momento LIV ao longo do Ensino Fundamental. Por fim, todo o Fundamental é permeado por boxes esporádicos chamados arte e você, que propõem a reflexão interpretativa acerca de obras artísticas. Os boxes têm por objetivo complementar o conteúdo teórico com referências interessantes, aplicações práticas e desafios para o aluno.

Exercícios

Para além da teoria, há aplicação prática, que ocorre por meio de exercícios divididos em três categorias: os conceituais, que envolvem questões com o propósito de internalizar os conceitos teóricos estudados pelos alunos; os contextualizados, que primam por exemplos de aplicações práticas dos conceitos aprendidos; e, por fim, os de aprofundamento, que são questões mais complexas que levam o aluno a “ir além”.

Avaliação para aprendizagem

Em parceria com a Eleva Plataforma de Ensino, oferecemos simulados interdisciplinares em todos os segmentos, com questões contextualizadas, que preparam o aluno para o Enem desde as séries iniciais. O tempo para a realização das provas, o estilo e o nível das questões vão ficando mais próximos do Enem à medida que o aluno avança de uma série para outra. Além disso, em alguns simulados, realizamos a correção TRI (Teoria de Resposta ao Item) comparativa entre todos os alunos, fornecendo instrumentos de análise para a equipe pedagógica e professores.